Planejando seus sonhos

Todas temos sonhos e projetos, alguns mais facilmente realizáveis que outros. Sou da crença que nada é impossível, desde que planejado e executado com disciplina.

Às vezes, nossos sonhos não se realizam por simples falta de planejamento, e isto geralmente decorre da descrença (ainda que subconsciente) em nossa própria capacidade. Mas isso não deve ser assim. Eu quero que você sinta e comprove a força que tem. O fato de você seguir seu plano, conseguir poupar e, ao final, realizar seus sonhos  te trará uma satisfação imensa – não só pelo sonho alcançado – mas por sentir que é capaz. E esta maneira de agir e pensar irá refletir em todas as áreas da sua vida.

No final, é isto que importa. Seguir uma disciplina para alcançar um objetivo te mostrará que não há nada que você não possa alcançar.

O primeiro passo é saber o que você deseja.

Coloque no papel, anote num caderno, numa agenda, no celular, tanto faz. Eu anoto tudo num planner bem simples, desde as coisas mais básicas, como um sapato preto para o trabalho, uma bolsa bege para o dia-a-dia ou trocar de celular, como as que demandarão mais afinco e planejamento, como comprar um apartamento e visitar minha irmã que mora fora do país.

As metas têm que ser bem definidas, com detalhes. Isso te ajuda a fixar o valor de cada uma, quanto dinheiro você vai precisar para alcançá-las. Também te auxilia a visualizar a concretização, fazendo com que não perca o foco.

O próximo passo é estabelecer prazos e quanto você vai precisar economizar por mês pra chegar lá. Essas etapas caminham juntas, mas não se preocupe se não sabe como fazer, pois existem calculadoras prontinhas na internet pra te ajudar, bem fáceis de usar.

Um exemplo é a disponível no site do Banco Central do Brasil, neste link: https://www.bcb.gov.br/calculadora/calculadoracidadao.asp , na opção “Aplicação com depósitos regulares”. Essa calculadora é muito legal porque ela possibilita quatro tipos de cálculo: quantos meses você levará para atingir determinado valor, qual a taxa de juros que seus investimentos devem possuir pra você conseguir um certo valor em determinado tempo, quanto você deve aplicar por mês para chegar a um objetivo ou qual o valor final de determinada aplicação mensal.  Para usá-la, você precisa preencher três, dos quatro, campos em branco e clicar em “calcular”. Ela apresentará o resultado do quarto campo.

Vou dar um exemplo: vamos dizer que a viagem que eu quero fazer vá me custar R$ 10.000,00. Eu vou economizar R$ 500,00 por mês. Teoricamente, eu levaria 20 meses para chegar naquele valor, MAS se eu conseguir um investimento  que me renda 0,8% ao mês, esse prazo cai para 18,49 meses, ou seja, dezoito meses e meio!!!

Outra calculadora muito legal que compara os rendimentos de diversos tipos de investimentos pode ser acessada no próprio site do Tesouro Direto, aqui: https://simulador.tesourodireto.com.br/#/inicio

E aí?  O que você deseja? 😉

Até o próximo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s