O QUE É UMA CORRETORA DE VALORES?

Para fazer investimentos no Tesouro Direto, em fundos de investimento, em ações e em diversos outros produtos, você precisa abrir conta em uma corretora de valores (também chamada de agente de custódia).

As corretoras são instituições financeiras que oferecem o serviço de intermediação entre você e a Bolsa de Valores, ou entre você e o Tesouro Direto, por exemplo. Alguns bancos prestam este tipo de serviço, entretanto, geralmente, suas taxas são bem altas em relação aos concorrentes.

Para deixar mais claro, compartilho a imagem ao lado, obtida no site do Tesouro Direto:

Essa intermediação é obrigatória, ou seja, não dá pra comprar ações ou investir em títulos públicos sem ter conta em uma corretora.

Assim como ocorre com os bancos, as corretoras precisam de autorização do Banco Central para funcionar, além de sofrerem fiscalização intensa da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e da B3 (que é resultado da união entre Bovespa e Cetip). Fora isso,  a legislação é bem específica e rigorosa, assim, as corretoras existentes no mercado são bem confiáveis. 

Eu utilizo e recomendo a Modal (http://www.modalmais.com.br), a Rico (http://www.rico.com.br) e a Clear (http://clear.com.br). Meu marido usa e recomenda a XP (http://www.xpi.com.br). O que varia entre elas? Os produtos e serviços oferecidos, o design da página inicial, as taxas cobradas, etc. Abrir conta e mantê-la ativa é grátis, por isso recomendo que você abra em mais de uma e dê uma navegada pra achar aquela com que mais se identifica. 

Especificamente para o Tesouro Direto, todas essas que indiquei acima têm taxa zero. Há diversas outras que você pode consultar no seguinte link: http://www.tesouro.gov.br/pt/web/stn/tesouro-direto-instituicoes-financeiras-habilitadas

As corretoras que eu indiquei também são consideradas “agentes integrados”, pois possuem integração de seus sistemas ao Tesouro Direto, o que se traduz em maior facilidade para o investidor, que pode fazer suas compras diretamente no site da corretora. Farei um vídeo mostrando como isso funciona em breve, ok?

A principal dica que eu dou é: pesquise muito e não tenha receio de ter conta em mais de uma corretora. Não faz sentido pagar mais caro por um serviço prestado gratuitamente por outra, com a mesma qualidade, ainda mais pra quem investe com pouco dinheiro, não é mesmo?

Espero ter suprido algumas dúvidas que este tema apresenta. Se tiverem mais alguma questão, deixe nos comentários ou nos contate no menu “contato”. Até o próximo post 😉



2 comentários em “O QUE É UMA CORRETORA DE VALORES?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s