Big TD Brasil: definindo a sua estratégia

Hoje vamos falar mais um pouco sobre o projeto BTDB, pra você entender direitinho qual é o meu propósito e te ajudar a criar um planejamento próprio, que se encaixe no seu perfil e nos seus planos futuros.

Não se trata somente de obter retorno com o investimento, mas da criação de um hábito de poupar e investir mensalmente, possibilitando que você aprenda me vendo ou fazendo junto comigo.

Se você decidiu que vai me acompanhar nessa meta/2019, mesmo que seja de modo diverso do que eu vou seguir, ótimo, fico muito feliz!!! Recomendo, então, que você leia os posts anteriores aqui do blog na categoria “Tesouro Direto”, principalmente este aqui: https://mamaequepoupa.com/2018/11/29/tesouro-direto-tudo-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-comecar-a-investir-2a-parte/ para entender como funcionam as modalidades de títulos públicos existentes.

Como você sabe, no projeto BTDB eu defini 3 títulos em que vou investir nos meses de 2019 (IPCA+2024, Prefixado 2021 e Selic) e os valores que vou alocar a cada mês.

Por que eu escolhi estes títulos e os valores?

Primeiro: eu pretendo investir por MUITO tempo, o que chamamos de LONGO PRAZO. A intenção é gerar o hábito de poupar mensalmente um valor pequeno, que não me faria falta, e deixá-lo render por bastante tempo (até o vencimento dos títulos, no caso, 15/08/2024 pro IPCA+ e 01/01/2021 pro Prefixado). Assim, como eu não sei o que irá acontecer com os juros/inflação nesse tempo, ficarei com uma distribuição de títulos que me protegerá de oscilações para os dois lados.

Segundo: metade do valor investido estará em Tesouro Selic, possibilitando saques antecipados em caso de EXTREMA necessidade. Lembra que eu disse que o único título com garantia de não haver perda do valor investido em caso de resgate antecipado (antes do vencimento) era o Tesouro Selic? Então…

Agora, se você ainda tem medo de investir, se ainda está em dúvida, se existe a possibilidade de precisar do dinheiro guardado antes das datas que eu citei acima ou se seus objetivos são de curto prazo, você deve escolher investir somente no Tesouro Selic, justamente pelo motivo que eu disse no parágrafo anterior, que decorre de sua pouca oscilação diária em valor de mercado.  Seu planejamento ficaria assim:

Caso você queira seguir uma estratégia idêntica à minha, deverá ter certeza que somente resgatará os títulos no vencimento. De outra forma, faça a segunda opção: invista somente no Tesouro Selic, combinado?

Lembrando que os valores (R$ 50,00 e R$ 100,00) são só uma sugestão. A ideia é que sejam valores pequenos mesmo, que não comprometam seu orçamento mensal pra evitar que você precise resgatá-los antecipadamente.

Pense com carinho e estabeleça o seu próprio planejamento para 2019. Enquanto isso, abra conta em uma (ou mais) corretora de valores e navegue pelo site dela, sem transferir dinheiro, por ora. Estou aqui pra te ajudar caso tenha mais dúvidas, ok? Mas já adianto que conversaremos mais sobre este assunto. Até o próximo post 😉


4 comentários em “Big TD Brasil: definindo a sua estratégia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s