O que são Debêntures?

Já ouviu falar em Debêntures?

Também considerados uma espécie de investimento de renda fixa, estes títulos somente podem ser emitidos por empresas – sociedades anônimas de capital aberto – e representam uma dívida.

Na prática, você empresa seu dinheiro a uma empresa que lhe devolverá, em uma data determinada, com rendimentos.

As empresas utilizam este procedimento quando necessitam captar recursos.

As Debêntures podem ser simples (“não-conversíveis”) ou conversíveis. Estas dão o direito ao investidor de convertê-las em ações da empresa emissora.

Também existe a classificação em “incentivadas” e “comuns”. As incentivadas são isentas de IOF e Imposto de Renda – isto é possível quando os recursos são captados para financiar projetos de infraestrutura no País. Já as comuns possuem incidência de IOF e Imposto de Renda conforme a tabela regressiva.

Estes títulos NÃO possuem a garantia do FGC.

É possível encontrar Debêntures com taxas prefixadas, pós-fixadas (com rendimentos atrelados a um indexador como Selic ou CDI, por ex.) e híbridas (taxa de juros + indexador).

DICAS ADICIONAIS

  • por não possuírem garantia do FGC e serem emitidas por empresas privadas, possuem risco maior do que o Tesouro Direto e CDB´s;
  • as Debêntures também têm a desvantagem de não possuir liquidez diária, ou seja, você deve deixar o seu dinheiro investido até a data do vencimento do título, não sendo possível o resgate antecipado. Por tal razão, não é adequada para o investimento de sua reserva de emergência;
  • caso você tenha interesse em diversificar sua carteira, as debêntures são uma alternativa na renda fixa, entretanto o risco deve ser compensado com uma oferta de maior rentabilidade. Não faria sentido você se expor a um risco maior para obter rentabilidade muito próxima ao Tesouro Direto ou CDB´s não é mesmo?
  • invista apenas um pequeno percentual de seu patrimônio, por meio de corretoras confiáveis que devem avaliar e ofertar títulos de empresas também confiáveis;
  • sempre faça a simulação do seu retorno e compare com outros tipos de investimentos. Há calculadoras disponíveis nas próprias corretoras de valores ou mesmo aquelas que já citei aqui no blog;
  • uma forma mais segura – e que eu prefiro – de se expor às Debêntures é por meio de Fundos de Investimentos. Falaremos mais sobre este assunto nas próximas semanas.

Até o próximo post! 😉

2 comentários em “O que são Debêntures?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s