LCI e LCA

Acredito que você já tenha ouvido falar em LCI e LCA.

LCI significa Letra de Crédito Imobiliário e LCA, Letra de Crédito do Agronegócio.

Ambas espécies de investimento em renda fixa, são emitidas por instituições financeiras públicas ou privadas. A primeira é lastreada por empréstimos imobiliários e a segunda, por empréstimos do setor do agronegócio.

Simplificando: você “empresta” seu dinheiro para o banco investir naqueles setores e o banco te devolve , na data programada, o capital investido mais os rendimentos.

O investimento é realizado por meio de sua corretora de valores ou banco.

Em ambas (LCI/LCA), a rentabilidade pode ser prefixada (taxa de rendimento conhecida na contratação), pós-fixada (atrelada a um indexador, como o CDI por exemplo) ou híbrida (indexador + taxa de juros).

VANTAGENS – ISENÇÃO DE IR E GARANTIA DO FGC

As principais vantagens das Letras são a isenção de imposto de renda e a garantia do FGC, neste caso, limitado a R$ 250.000,00 por CPF. Para saber mais a respeito deste tema, recomendo a leitura do post “O que é CDB?”, publicado aqui no blog no dia 23/01/2018.

DESVANTAGENS:

A principal desvantagem é a liquidez, já que na grande maioria das Letras oferecidas, é necessário permanecer com o título até a data do vencimento. Portanto, este não é o investimento ideal para sua reserva de emergência, a não ser que você invista em Letras com liquidez diária.

PRESTE ATENÇÃO NA RENTABILIDADE

Também é importante prestar atenção na rentabilidade, já que há muitos títulos que oferecem rendimentos ínfimos (bem menores que o CDI). Os melhores rendimentos ocorrem em aplicações com prazos de vencimento mais longos.

Veja os exemplos de LCI abaixo, oferecidos pela corretora Modal:

LCI/LCA ou CDB?

Todos possuem a garantia do FGC, mas as Letras possuem isenção de IR.

Acontece que os rendimentos oferecidos pelas Letras são inferiores aos do CDB.

Como saber, então, qual o investimento mais favorável?

Além de comparar os quesitos liquidez (se é diária ou não) e prazo de vencimento, você terá que lançar mão das calculadoras existentes na internet, inclusive na área logada da sua corretora.

Para você ter uma ideia, para um CDB ser mais interessante que uma Letra, ele deve possuir rendimento pelo menos 15% maior. Exemplo: um CDB que rende 115% do CDI e uma LCI que rende 100% do CDI seriam equivalentes. Mas, esta conta varia de acordo com o prazo do investimento, já que a alíquota de imposto de renda, no CDB, segue a tabela regressiva (quanto mais tempo aplicado, menor a alíquota).

Então, não tem saída: faça simulações com as diversas calculadores existentes na internet e nas áreas logadas das próprias corretoras, comparando os títulos entre si. E não se esqueça de fazer o comparativo com os títulos públicos (Tesouro Direto), ok?

Até o próximo post 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s