Qual a diferença entre poupar e investir?

Embora este blog se chame “Mamãe que Poupa”, eu acho que apenas poupar não é suficiente para alcançarmos a chamada independência financeira.

Poupar, no sentido de economizar, guardar dinheiro, pode até te trazer certa estabilidade e segurança, mas fazer o seu dinheiro trabalhar por você somente é possível com investimentos.

Investir significa aumentar o capital que você guardou, fazer com que ele renda juros, dia a dia, no chamado efeito bola de neve. Somente investindo é possível multiplicar seu dinheiro para torná-lo uma nova fonte de renda.

Eu observo que as pessoas verdadeiramente ricas se concentram em fazer o seu dinheiro gerar mais dinheiro, num efeito de multiplicação mesmo, a ponto de fazê-lo trabalhar por elas por muitos e muitos anos.

Eu, ao contrário, sempre tive a ideia de que o que me faria rica seria muito trabalho. Mas hoje vejo que não é só isso. Trabalhar mais e mais, sempre, me faria ganhar mais dinheiro, mas me privaria de momentos de lazer, de viagens, de estar com a família.

A mentalidade que tenho hoje é de investir meu dinheiro adequadamente, a ponto de ir reduzindo, com o passar dos anos, a necessidade de trabalhar para gerar renda.

Um livro que recomendo muito e que trata deste assunto – principalmente da necessidade de mudarmos nossa maneira de pensar (mindset) nos assuntos relacionados ao dinheiro – é “Independência Financeira”, do Robert T. Kiyosaki, mesmo autor de “Pai Rico Pai Pobre”. Pelo menos no meu caso, abriu horizontes e me fez enxergar e buscar novas formas de pensar. A “carinha” do livro é essa aqui:

Link para comprar na Amazon: https://amzn.to/2UPKrj7

O “Pai Rico Pai Pobre” é um bestseller, todo mundo já viu em alguma livraria:

Link para comprar na Amazon: https://amzn.to/2WVy6qO

Obs: Se você quiser adquirir os livros, pode fazer por meio dos links acima, na Amazon. O Blog ganhará uma pequena contribuição. Agradeço antecipadamente.

A frase que mais me marcou no primeiro livro, eu compartilho aqui: “Não é tanto um livro sobre como ou o que fazer. Este livro não é sobre qual ação comprar ou qual fundo mútuo é mais seguro. É principalmente sobre fortalecer os pensamentos (ser), para que você possa tomar providências (fazer) que lhe permitirão tornar-se financeiramente independente (ter).”

E então? Vamos passar de poupadores a investidores? Até o próximo post 😉

2 comentários em “Qual a diferença entre poupar e investir?

  1. Olá Mamãe, ótimo post!

    Concordo com você, muita gente foca em ou aumentar o salário através de inúmeras especializações (MBA disso, daquilo, curso de XYZ… hoje tem um monte) ou de economizar agressivamente, mas esquecem do terceiro pilar que é o investimento.

    Claro que cada um desses pilares (renda, economia, investimento) possui sua própria utilidade dependendo da fase onde a pessoa se encontra (quem ganha um salário mínimo mais se beneficiaria em se especializar para um emprego melhor do que começar a investir diretamente), mas o investimento não pode faltar.

    Em termos do Kiyosaki, temos que pensar mais no quadrante “I” do que “E” ou “S”!

    Abraços, e força no aporte!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.home.blog

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s