Renda variável: o próximo passo

Quando você domina a renda fixa, é normal querer se aprofundar na arte de investir e passar para a renda variável.

Os investimentos em renda variável são aqueles em que não há nenhuma garantia de retorno (e onde há risco de perda do valor total investido) mas, em compensação, são aqueles que podem te trazer retornos expressivos que a renda fixa não te proporciona.

A oscilação dos preços diariamente não representa, por si só, os investimentos em renda variável, já que os preços dos títulos públicos, por exemplo, também variam todos os dias e são considerados renda fixa.

A principal característica, então, é a imprevisibilidade do rendimento, que na renda fixa existe.

Claro que os investidores e analistas se utilizam de inúmeros instrumentos para tentar prever o que irá acontecer e, assim, minimizar os riscos dos seus investimentos, mas a dúvida está sempre presente e imprevistos acontecem com certa frequência.

Apesar de toda essa imprevisibilidade, eu gosto muito da renda variável e acho que uma carteira de investimentos DEVE conter produtos a ela relacionados, seja ações, fundos de ações, fundos cambiais, proteções (opções), etc., das quais falaremos nos próximos posts, já que o potencial de valorização e multiplicação do capital é bem interessante.

Mas alerto: não dá pra sair por aí comprando ações de qualquer empresa porque seu vizinho recomendou. Na minha visão, o investimento em renda variável é um passo que deve ser tomado com parcimônia, estudo, e com uma parcela pequena do seu capital total, ao menos no início.

Até o próximo post 😉

2 comentários em “Renda variável: o próximo passo

  1. Olá mamãe!

    Estou prestes a investir em ações, e a sensação que tenho é um frio na barriga bem parecido com aquele quando ninguém entrou na piscina ainda e você quer entrar mas não sabe se a água está muito fria.

    Acho que a RV cresceu em “glamour” nos últimos anos já que os títulos públicos só caíram de rendimento em comparação a antes, embora a previsão é que comecem a subir novamente.

    Já tenho FIIs então não posso dizer que não tenho experiência em RV, mas realmente esta parte do “próximo passo” é logicamente falando crucial para qualquer pequeno investidor. Vamos ver como me saio nos próximos meses!

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.home.blog

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s