Onde a mamãe investe?

A teoria “skin in the game”, do filósofo contemporâneo Nassim Taleb, tem estado muito em alta nos últimos tempos. Simplificadamente, ele recomenda que não se confie em quem não coloca a própria pele em risco, dirigindo-se aos assessores de investimentos, educadores financeiros ou gestores de fundos que, pessoalmente, não investem nos produtos que recomendam.

Obviamente guardadas as devidas proporções, a série Big Tesouro Direto Brasil aqui do MamaeQuePoupa seria um singelo exemplo da teoria em questão, em que eu faço pessoalmente investimentos em títulos públicos dos quais falei, e falo, constantemente aqui no blog.

A partir de agora, e dando mais um passo na educação financeira, a série contará com atualizações para focarmos na rentabilidade de nossas aplicações, a fim de que você, leitor, saiba como está o rendimento dos títulos e valores aplicados por mim. E vamos começar agora!

No mês de maio, tivemos ótimas rentabilidades nos títulos públicos, conforme o último post publicado aqui no blog: http://atualizacao-btdb-junho-2019

Além destes investimentos do projeto BTDB, eu também tenho outros produtos de renda fixa e renda variável. Considero minha carteira agressiva, pois tenho em torno de 50% em renda variável.

Na parte de renda fixa, minha meta é conseguir alcançar a Selic em valores líquidos, ou seja, 6,5% ao ano descontado o Imposto de Renda. Na variável, minha meta é conseguir 12% ao ano.

Atualmente, minha carteira de renda fixa possui um CDB que rende 100% do CDI (que utilizo como reserva de emergência e como reserva para oportunidades de investimentos), algumas LCI´s com rendimentos/vencimentos diversos e LTN (Tesouro Prefixado 2015).

No mês de maio, a carteira total de renda fixa rendeu 0,9% e o acumulado de 2019 está em 2,65%.

Já na renda variável, meu objetivo maior é obter renda, assim, só uma pequena parcela vai para ativos com objetivo de multiplicação de capital. Tenho ações, fundos imobiliários, multimercado e de ações.

No mês de maio, a carteira de ações e FII´s rendeu 1,22%, os fundos de ações renderam 1,19% e os multimercado renderam 0,75%.

Confesso que a carteira de renda variável tem rendido menos do que gostaria, mas a experiência me trouxe calma e paciência para aguardar melhores resultados no longo prazo. Se os motivos para o investimento não mudaram, não devemos alterar os ativos ou a estratégia.

Quero lembrar que as questões tratadas aqui no blog não são recomendações de investimento, mas apenas um diário do que faço e tem funcionado pra mim, para que você se inspire e busque o conhecimento para fazer suas próprias aplicações na busca pelos seus sonhos, ok?

Veremos como a carteira se comportará nos próximos meses. Até o próximo post 😉

2 comentários em “Onde a mamãe investe?

  1. Olá, Mamãe!

    Parabéns pela atualização! Eu acho comendável quem resolve colocar as finanças e a carteira no blog para os outros verem e acompanharem também.

    Eu quero um dia fazer isso também com a minha carteira, mas tenho alguns receios quanto à privacidade de fazer isso (i.e. cruzar dados identificadores e tal). Mas é como você falou: skin in the game, show not tell, etc. Temos que colocar mesmo as credenciais pra mostrar que temos o crédito pra ser seguido.

    Pergunta: você investe em ações individuais? Ou só fundos de ações? Atualmente na RV eu só faço FIIs.

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com –> Domínio novo! Finalmente!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi pinguim!

      Então, me considero iniciante também e acho legal essa exposição da carteira até pra mostrar os erros, as experiências e adaptações que necessariamente vão ocorrer. Mas não pretendo expor cada ativo em específico, apenas a rentabilidade total das carteiras mesmo.

      Na RV, eu invisto diretamente em ações e FIIS e um percentual pequeno em fundo de ações. A ideia é que 65% da carteira de RV fiquem em ativos que gerem renda e o restante para crescimento do patrimônio. Neste último é que os fundos ficam.

      Obrigada pelo comentário! Acompanho direto seu blog, gosto muito!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s